O sheikh AbdulAziz al-Amghari nasceu no Marrocos em 1966 em uma família de descendentes do Profeta Muhammad ﷺ através de seu neto Hussein (r.a.), o clã Banu Amghar*. Os Banu Amghar criaram um dos primeiros ribats, ou centros de ensino sufis, o Ribat Tit-n-Fitr, fundado por Sidi Abu Jaafar Ishaq Amghar na área rural do Marrocos. Em bérbere, "Amghar" é um título honorífico que pode significar "chefe", "ancestral", "sábio" ou "homem mais velho". Equivale a "Sheikh", em árabe.
O representante mais conhecido desta venerável linhagem é sem dúvida o nobre ancestral do Sheikh AbdulAziz Al-Amghari: Sidna Sheikh Moulay Abû AbdAllah Al-Amghar, que viveu por volta do século XI de nossa era e cuja ascendência remonta ao Amado de Allah ﷺ. O túmulo de Moulay Abû AbdAllah Al-Amghar está localizado a algumas centenas de metros do local de nascimento do Sheikh AbdulAziz, que viveu toda sua infância e adolescência na atmosfera associada à solenidade deste lugar. Vale mencionar também que o avô do Sheikh AbdulAziz, Sidi Lahcen, um grande erudito apelidado de "O Sultão dos Sábios", está enterrado no mausoléu de Moulay Abû AbdAllah Al-Amghar.
Um dos descendentes do Moulay Abu Abdullah e ancestral do sheikh AbdulAziz, sheikh Abu Abdullah Muhammad Ibn Amghar as-Saghir, foi o mestre espiritual de três mestres muito importantes:
- do imam Al-Jazuli, autor de Dala'il al-Khayrat, um livro de súplicas muito popular, a quem introduziu na tariqa Shadiliyya;
- de Sidi Abu Shuaib Assaria, que foi mestre de Sidi Abu Yaaza, que foi, por sua vez, mestre de Sidi Abu Madian, todos mestres espirituais ligados à tariqa Qadiriyya;
- e, por fim, foi mestre do imam Al-Busiri, autor do famoso Qasida al-Burda (Poema do Manto), um mestre espiritual pertencente à tariqa Shadiliyya.
Em 1985, quando cursava a universidade de Farmácia na França, sheikh AbdulAziz conheceu o sheikh Rajab Dib (r.a), seu futuro mestre espiritual, que tinha alguns discípulos no país. A partir daí, durante todo o período da graduação até a conclusão de seu doutorado, o sheikh AbdulAziz estudou com o sheikh Rajab Dib (r.a.) nas visitas que ele fazia à França, além de o sheikh AbdulAziz viajar regularmente para a Síria nas férias para estudar diretamente com o sheikh Rajab (r.a.). Ao concluir seus estudos em Farmácia pretendia se estabelecer na Síria ou no Líbano para ficar próximo ao sheikh Rajab Dib que, entretanto, aconselhou-o a retornar para o Marrocos.
Tempos depois de o sheikh AbdulAziz retornar ao seu país de origem, o sheikh Rajab Dib (r.a.) passou a fazer-lhe visitas regulares e o sheikh AbdulAziz tornou-se o representante da tariqa no Marrocos. É por isso que, no Khatam, a tradicional invocação dirigida à Allah em favor dos Mestres da Tariqah, entre os atributos de Sidna Sheikh Rajab, há este em particular: "A Ligação entre o Oriente ("Mashreq" em árabe) e o Ocidente ("Maghreb" que se refere tanto ao Ocidente quanto ao Marrocos). Quando Sidna Sheikh Rajab ouviu pela primeira vez esta expressão durante uma recitação do Khatam por Sheikh AbdulAziz, ele sorriu para mostrar sua aprovação. Foi o próprio Sheikh AbdulAziz que escreveu todos os atributos do Sheikh Rajab como os conhecemos hoje no Khatam: "[Pedimos à Allah que dedique as recompensas do que acabamos de recitar (Alcorão, invocações, ... ) ao espírito de nosso Sheikh, nosso Mestre, nosso Amado, o Conhecedor e o Polo, descendente de Abu Bakr, coroado com perfeito amor e comportamento, que torna conhecidos os benefícios e dons de Allah, o Elo entre o Oriente e o Ocidente, Mawlana Sheikh Rajab, que seu Segredo seja santificado.]"
Também é importante salientar que a mesquita na qual Sheikh Rajab normalmente oficiava em Damasco era chamada de "El-Maghrebiah", que poderia ser traduzido como "O Ocidente" ou "O Marroquino", porque devia sua construção à Hajja Ad-Dow Al-Maghrebiah, ou seja, uma Senhora cujo nome poderia ser traduzido como "a Nobre ("Hajja" é o título dado à mulher que fez o "hajj", a peregrinação obrigatória) Luz marroquina". Ad-Dow, que significa "a luz" no dialeto marroquino, é também o nome dos avós paternos do Sheikh AbdulAziz. Alguns podem ver isso como um precursor do vínculo que seria estabelecido entre essas duas regiões do mundo, aquela frequentemente considerada como "a terra dos Profetas" - que a paz esteja sobre eles - e aquela chamada de "terra dos Awliyah"...
No ano de 2012 o sheikh AbdulAziz concluiu a Licenciatura em Estudos Islâmicos na Universidade Ibn Tofail, no Marrocos, com especialização em Fiqh (Jurisprudência Islâmica) e Usul al-Fiqh (Princípios de Jurisprudência Islâmica), ao mesmo tempo em que continuava seus estudos com o sheikh Rajab Dib (r.a.). Seu aprendizado com o sheikh Rajab durou aproximadamente 27 anos, recebendo certificado de ensino (ijaza) concedido pelo sheikh Rajab para transmitir os ensinamentos da tariqa.
O sheikh Abdulaziz introduziu a tariqa Naqshabandi no Marrocos, um país de rica tradição sufi com várias tariqas locais importantes, mas que até então não contava com a presença de nenhum dos ramos da Naqshabandi. Sob sua orientação são realizados encontros semanais para zikr (recordação de Deus) nas cidades de Kenitra e Mohamedia às 5as. feiras à noite e em Kenitra nos finais de semana. O sheikh também mantém uma escola em Kenitra para o ensino da língua árabe e de jurisprudência islâmica, voltada para jovens e adultos, participa de conferências diversas sobre o Islã no Marrocos e na França e tem alunos no Marrocos, Líbano, Senegal, Burkina Faso, Tunísia, França, Suécia e Brasil.
* Para mais informações sobre os Banu Amghar, antepassados do sheikh Abdulaziz al-Amghari, confira o artigo Origens e História dos Banu Amghar aqui neste site.
** O título Moulay equivale a Mawlana (nosso mestre), em árabe. No Marrocos é reservado aos descendentes do profeta Muhammad (saws).
*********************************************************************************************
Fontes:
- Informações pessoais fornecidas pelo sheikh AbdulAziz al-Amghari.
- Artigos Biographie du Shaykh AbdulAZIZ e Moulay Aba Adellah Amghar em francês.
** O título Moulay equivale a Mawlana (nosso mestre), em árabe. No Marrocos é reservado aos descendentes do profeta Muhammad (saws).
*********************************************************************************************
Fontes:
- Informações pessoais fornecidas pelo sheikh AbdulAziz al-Amghari.
- Artigos Biographie du Shaykh AbdulAZIZ e Moulay Aba Adellah Amghar em francês.